Noticias

Prefeitura de São Paulo promove ações de cidadania no Dia Nacional da Visibilidade Tra

Largo do Arouche, na região central, receberá em 29 de janeiro, serviços como vagas de emprego, palestras, emissão de documentos e apresentações culturais

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo realizam em 29 de janeiro, quarta-feira, o Dia de Cidadania Trans que reunirá diversos serviços na região central da cidade, no Largo do Arouche. O evento é uma parceria das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Politica LGBTI e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, e de Relações Sociais, além da Coordenação para a Diversidade Sexual do Estado.

A ação, em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, além de dar voz para este público, tem como objetivo aproximar o poder público da população de travestis, homens trans e mulheres transexuais, mostrando seus direitos e como acessá-los.

“A Prefeitura de São Paulo trabalha para garantir que os direitos de todas as pessoas sejam respeitados e o Dia de Cidadania Trans mostra a necessidade de proporcionar às pessoas trans a promoção da cidadania plena, com palestras, encaminhamentos para empregos, atividades culturais. A dignidade e a autonomia de cada indivíduo não tem preço”, afirma a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Claudia Carletto.

O evento reunirá serviços como emissão de RG e certidão de nascimento com nome social, um direito adquirido da comunidade. As equipes técnicas do Cate farão a pré-seleção para vagas de emprego em empresas que já atuam com a diversidade. Haverá ainda a emissão de carteira de trabalho em primeira e segunda via, bastando apresentar uma foto 3×4 atual e o RG. Nos casos de perda, roubo ou extravio é necessário apresentar ainda o boletim de ocorrência ou declaração.

“Em nossas ações de empregabilidade temos buscado cada vez mais orientar os empregadores da importância de promover a diversidade em seus quadros profissionais. As empresas parceiras que já disponibilizaram vagas para os processos seletivos organizados pelo Cate em 2019, ofertaram cerca de 80 vagas de emprego para mulheres e homens trans e 20 participantes conquistaram uma vaga”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O Programa Elabora, organizado pela Fundação Paulistana, também ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estará na ocasião com palestras para ajudar os candidatos a uma vaga de emprego. Os temas serão Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional e Currículo e Processo Seletivo.

Para os empreendedores, a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento estará com equipe de analistas de negócios para orientar como aprimorar os serviços prestados ou mesmo indicar os caminhos para quem ainda não tirou as ideias do papel. A ação é também uma oportunidade para se formalizar como MEI – Microempreendedor individual e conhecer os programas da Prefeitura de São Paulo nessa área. O Sebrae também estará no evento contribuindo com informações para quem empreende na cidade.

O Dia de Cidadania Trans contará ainda com atividades culturais e outras palestras sobre cidadania e empoderamento. Os participantes contarão com atendimento jurídico para tirar dúvidas sobre retificação de nome e como agir em casos de transfobia. Na área da saúde haverá teste rápido para HIV/Sífilis, orientação para saúde bucal, vacinação contra gripe, sarampo e HPV, além de atendimento com assistentes sociais e psicólogos.

Programa Transcidadania

Entre as ações da Prefeitura de São Paulo para a população trans está o Programa Transcidadania que visa promover os direitos humanos e a cidadania, oferecendo condições e trajetórias de recuperação de oportunidades para travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social.

Com cerca de 200 beneficiários, os participantes podem integra-lo por até dois anos e recebem uma bolsa auxilio de R$ 1.047,90, por mês.

Serviço
Dia de Cidadania Trans
Dia: 29 de janeiro – quarta-feira
Horário: 9h às 16h
Local: Largo do Arouche – República
Para busca por vagas de emprego apresentar: RG, CPF, carteira de trabalho e número do PIS

Programação de palestras

10h – Programa Elabora – Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional
11h – Programa Elabora – Currículo e Processo Seletivo
13h – População T na Política Institucional
14h – Palestra sobre Terapia Hormonal
15h – Performance artística Transvisão

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close
WhatsApp chat
X