Noticias

A cidade de São Paulo sediará a III Assembleia da Rede Latino-americana de Cidades Arco-íris

São Paulo receberá a III Assembleia da Rede Latino-americana de Cidades Arco-íris (RLCA) de 20 a 23 de junho de 2019. A capital do Estado foi escolhida como cidade-sede da assembleia no último encontro realizado na cidade de Buenos Aires em 2018.

A Rede Latino-Americana de Cidades Arco-Íris (RLCA) propõe um sistema regional comum para o intercâmbio de experiências, políticas e programas entre as grandes metrópoles, de modo a contribuir para o equilíbrio das decisões adotadas, analisar e apoiar políticas públicas para o setor e buscar o apoio dos cidadãos, sociedade civil organizada, instituições acadêmicas e governos da América Latina.

Além disso, a RLCA propõe a constituição conjunta de planos mais amplos de direitos para pessoas LGBTI no nível local e trabalha para se consolidar enquanto referência na América Latina. Em coordenação com as cidades-membro, busca incentivar iniciativas para beneficiar as regiões, que possam ser replicadas.

Atualmente fazem parte da RLCA as cidades de Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Medellín, Montevidéu, São Paulo, Queretaro, Quilicura, Quito e Rosário. Neste encontro a Cidade de São Paulo indicará Porto Alegre, Guarulhos, Rio de Janeiro e Recife para também integrar a rede.

A Assembleia da RLCA, que anualmente acontece em uma cidade da rede, tem como objetivo apresentar os trabalhos realizados pelas cidades-membro no último ano, incluindo projetos, leis e decretos para a comunidade LGBTI, além de traçar novos projetos em conjunto, intercâmbio de boas práticas, discutir questões pertinentes à institucionalização e ampliação da RLCA, bem como a introdução de novas cidades que tenham políticas afirmativas para comunidade LGBTI e estejam de acordo com o estatuto.

Na Prefeitura de São Paulo, o ponto focal sobre a RLCA é a Coordenação LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que é responsável por articular o evento, receber as cidades convidadas, acompanhar e propor a programação da assembleia.

O evento acontecerá no Holliday In Anhembi (Rua Professor Milton Rodriguez, 100 – Parque Anhembi).

Mês do Orgulho LGBTI

A III Assembleia da rede Latino-Americana de Cidades Arco-Íris está entre as atrações de junho do Mês de Orgulho LGBTI, entre as quais, a mais tradicional é a Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo, que será realizada em 23 de junho, na Avenida Paulista.

Este ano, o tema são os “50 anos de Stonewal – nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBT+”, que lembra a revolta dos frequentadores do bar Stonnewal Inn, em Nova York, que cansados com as frequentes batidas policiais resolveram protestar contra as agressões, preconceitos, humilhações e perseguições que sofriam. O evento é organizado pela Associação da Parada SP e tem apoio da Prefeitura de São Paulo. A programação do Calendário Oficial de Eventos da Semana da Parada SP inclui um festival de música, o Parada SP Fest, no dia 21 de junho.

A programação do mês de junho, promovida pela Coordenação de Políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na cidade de São Paulo, tem o foco no Orgulho LGBTI e no empoderamento das pessoas LGBT. As atividades serão realizadas principalmente nos Centros de Cidadania e em outros equipamentos parceiros, contemplando cursos, oficinas, palestras, rodas de conversa, assembleia da RLCA e, inclusive, a Parada do Orgulho LGBTI, maior evento da cidade.

Veja a programação completa:
18/06 e 19/06
Seminário Internacional “Diálogos Setoriais: Políticas Públicas para População Trans no Brasil e União Européia” (Auditório da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, 18/06 das 14h às 21h e 19/06 das 8h30 às 18h30).

20/06 a 23/06
III Assembleia da Rede Latino-Americana de Cidades Arco-íris (RLCA) (Holliday In Anhembi – Rua Professor Milton Rodriguez, 100)

20/06 – 13h às 22h30
1º Festival Chama (Teatro Oficina – Rua Jaceguai, 520 – Bixiga)

20/06 – 10h às 21h
Feira da Diversidade (Praça da República)

22/06 – 19h às 23h
Miss Brasil Gay Universo (Clube Esperia)

23/06 – 10h às 22h
Parada do Orgulho LGBTI (Concentração no vão do MASP)

26/06 e 27/06
III Seminário Velhices LGBT – Resistência, Legado e Superação (Teatro SESC Pompéia, 26/06, das 19h às 22h, Cerimônia de Abertura, 27/06, das 8h às 18h)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo